Saúde realiza campanhas de Papanicolau e Mamografia

 A partir do dia 26 de março, a Secretaria de Saúde de Arujá promove as campanhas de coleta de Papanicolau (para mulheres de 25 a 59 anos) e de Mamografia (para mulheres entre 40 e 69 anos de idade). O objetivo é evitar o aumento do número de casos de câncer de colo de útero e de mama, os quais têm tido maior incidência nos últimos anos.

As mulheres interessadas em participar das campanhas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência nas datas e horário de atendimento (veja as relações no final desta reportagem) para realizar os exames, que devem se feitos segundo recomendação médica.

Durante a campanha, o atendimento nas unidades de saúde será sempre aos sábados, das 8 às 14 horas. Cada posto atenderá em um dia específico: UBS Mirante em 26 de março, UBS Nova Arujá em 09 de abril, UBS Jardim Emília em 16 de abril, Centro de Saúde II em 07 de maio e UBS Barreto em 21 de maio.

Importância dos exames

O câncer do colo do útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo, por isso é importante sua realização periódica. É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a 4ª causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença, é indolor, simples e rápido.  

Já a mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Cronograma das campanhas:

 

DATA

HORÁRIO

LOCAL

ENDEREÇO

26 DE MARÇO

8 às 14 horas

UBS MIRANTE

Rua Serra do Baturité, 70 – Mirante

09 DE ABRIL

8 às 14 horas

UBS NOVA ARUJÁ

Avenida São Lucas, 310 - Nova Arujá

16 DE ABRIL

8 às 14 horas

UBS JD. EMÍLIA

Rua Oscar Schiavon, 390 – Jd. Emília

07 DE MAIO

8 às 14 horas

CENTRO DE SAÚDE II

Av. dos Expedicionários, 1255 – Centro

21 DE MAIO

8 às 14 horas

UBS BARRETO

Rua Pedro Severino Martins, 231 – Pq. Rodrigo Barreto

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Arujá


 

 

Notícias Relacionadas

Comentários

Nas Rede Sociais